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terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sistemas nostálgicos - parte 1

Nessa minha vida de RPGista tive o prazer de encontrar alguns sistemas que não caíram no gosto popular, alguns inclusive pode ter sido o primeiro RPG de muitos, é bem possível que você já tenha jogado alguns desses títulos pelo menos uma vez na vida, ou estão escondidos na sua coleção de livros como uma forma de nostalgia.

Castelo Falkenstein




Esse eu posso afirmar que foi uma das melhores ideias em RPG da década de 90, o cenário é uma nova Europa, um mundo fantástico baseado na literatura de grandes autores da Era Vitoriana com elementos de fantasia medieval, existe uma mistura de tecnologia baseado no vapor com feitiçaria, anões, elfos, fadas, Dragões e personagens da literatura tais como Sherlock Holmes, Conde Drácula, Capitão Nemo, O Homem invisível, convivem dentro do mesmo cenário.
O sistema não usa fichas de personagens e nem dados, os conflitos são resolvidos usando cartas de baralho, tudo é descrito nas páginas de diário de Tom Olam, um criador de jogos da terra que foi transportado magicamente para esse fantástico mundo, um dos problemas que vejo é que não é um bom jogo para iniciantes, cheguei a comprar o livro de um amigo, mas não consegui jogadores dispostos a encarar esse estilo de RPG nada tradicional, hoje em dia é uma raridade ter um livro desses, só achei no estante virtual (R$ 100) e no mercado livre (R$ 150).


Cyberpunk 2020



Jogo baseado num tipo de literatura de ficção cientifica do romance de William Gibson, Neuromancer , surgiu o gênero Cyberpunk, que mostra um futuro violento, dominado por grandes corporações, realidade virtual e implantes biônicos, os personagens assumem papeis, cada um apresenta uma pericia especial. Existem nove papeis a escolha dos jogadores, os Roqueiros (uma espécie de bardo), os Solos (mercenários), Netrunners (Hackers desse mundo), Técnicos (mecânicos e médicos renegados), os Mídias (repórteres que fazem tudo por um grande furo), Policiais (nem preciso explicar), os Corporativos (homens da grana) Atravessadores (muambeiros) e os Nômades (gangs de motos)
O sistema de combate (ironicamente denominado Tiroteio de Sexta a Noite) é extremamente letal e isso obriga os jogadores a usarem mais a tática e estratégia, como emboscadas e fugas, e menos o combate franco.
Um dos grandes problemas do cyberpunk 2020 é fazer as fichas dos personagens, pois existe uma variedade de implantes e armas que os personagens podem comprar, mas claro se tiverem eurodólares para isso. 
Por ser tão mortal são raras as lendas de campanhas desse RPG, em geral é um bom jogo para sessões rápidas e eventuais.

No próximos artigos falarei mais um poucos sobre outros sistemas nostálgicos, Toon, Shadowrun, Tagmar, Paranoia, Ars Magica, Millenia, Desafio dos Bandeirantes , In Nomine e o famoso Call of Chtulhu.

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